23 de out. de 2009

A ilusão dos Followers

Que tal criar um blog e fazer o primeiro post falando justamente de um "miniblog"?
Pois bem, não é novidade para pelo menos 90% dos usuários de internet que o Twitter é a onda do momento. Você possui 140 caracteres para se expressar a vontade e todos os seus followers( seguidores) estarão lá atentos para ler, o que parece ótimo para divulgação de links de blogs ou myspaces de bandas etc.. mas até onde esse esquema é eficiente? O fato é que em pouquissimo tempo esta idéia encheu os olhos de muita gente, e realmente vem se mostrando de grande proveito para os famosos, populares ou até mesmo empresas. Mas até onde o twitter pode ajudar um desconhecido na divulgação de sites, produtos, trabalhos ou autopromoção? As pessoas acabam de cair na ilusória idéia de que só precisam do maior número possível de followers, uma vez que mais pessoas te seguindo significa mais pessoas "ouvindo" o que você tem a dizer, esquecendo do simples fato de que o ato de ler um tweet implica no mínimo de interesse do leitor em quem escreve.
Criam-se twitters já no intuito de seguir grande quantidade de pessoas e conseqüêntemente ser seguido(a) pelas mesmas, mas raciocinemos um instante... como alguém que segue 11.000 pessoas e recebe dezenas de tweets a cada instante irá ler seu recado se você nem famoso é!? Ou até mesmo, como você identificará posts interessantes em meio a tantas curtas mensagens de desconhecidos?
Particularmente, acho um desperdício de informações seguir pessoas que não julgamos interessantes e quase tanto desperdício quanto, ser seguido(a) por pessoas que jamais irão ler algo que você postou.
Acredito que assim como em blogs, orkut, facebook e outros, o reconhecimento real só pode vir após a sincera admiração do que você tem a mostrar aos seus visitantes (a não ser que seu nome esteja na moda). Então recomendo que crie um Twitter, caso não tenha, mas que torne-o interessante de alguma forma caso queira realmente ser ouvido( lido) e não simplesmente representar mais spam na tela de alguém.

2 comentários:

  1. Realmente, essa questão que você colocou de uma pessoa seguir 11.000 pessoas. Porra, isso é ridículo! Você mal consegue ler um tweet direito! Mais pode parar pra notar, que quem tá seguindo 11mil pessoas, ou tá tentando ter um "lugar ao sol" no mundo de internet, ou alguém que quer divulgar alguma coisa, idéia e tal.. E esses dois tipos de pessoa, não vão ler nada praticamente do que você escreve.

    Ah não ser que você seja sensual cara, ai você ganha followers sem nem falar nada.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc... fui um entusiasta do twitter no começo, e de fato cheguei à conclusão de que realmente a ferramenta faz jus à frase "quantidade não é qualidade".
    O twitter, o meu pelo menos, não me permite um filtro para os bons tweets, ou seja, muito difícil separar o joio do trigo.
    Mas para mim continua sendo uma ferramenta excelente, eu gosto muito e pretendo continuar aperfeiçoando o uso dela. O criador do twitter esteve essas dias aqui no Brasil e disse que os internautas não podem esquecer que a ferramenta não é rede social e sim de divulgação e informação. Acho que a confusão já se estabeleceu, e o twitter está mais para um misto de msn, sala de bate papo e orkut.
    Grande abraço e visita meu blog também: htt://blog.marcosvaz.com.br =D

    ResponderExcluir